Divisões de Base « Torcedor Botafoguense

Divisões de Base

Publicado em 28/06/2012, 7:15 por admin

No último dia 16 de junho de 2012, o presidente Maurício Assumpção concedeu uma entrevista à Rádio Botafogo (http://radiobotafogo.com.br) no evento Feijão do Fogão em São Paulo e comentou que o grande acerto da sua gestão foi a divisão de base.

O presidente está certo quando fala que a base representa o futuro e que o Botafogo não pode ter um time de aluguel. Mas infelizmente é só isso, pelo menos por enquanto.

Os jogadores que ele cita: Jádson, Gabriel, Jeferson entre outros, não fizeram parte do que posso chamar de divisão de base, pois foram contratados ano passado. Provavelmente o Botafogo não receberá a alcunha de clube formador nas futuras negociações. Um jogador pra ser dito que fez parte da divisão de base, deve passar pelo menos uns três anos, subindo de categoria e criando raízes com o clube. Por outro lado é um investimento em garotos com potencial e que no futuro podem render dividendos dentro de campo e/ou em futura negociação.

A infraestrutura para as divisões de base que é uma promessa de campanha da eleição em 2008 e até agora não saiu do papel. A construção será em Marechal Hermes, uma área que hoje abriga as divisões de base do Botafogo. No projeto apresentado, veja imagem abaixo, terá um campo com dimensões oficiais, mais três campos, uma área para treinamento de goleiros, piscina, dormitórios e uma pequena infraestrutura.

Fonte: GloboEsporte

Alguns pontos para análise:
1. Área de tamanho reduzido para as divisões de base;
2. O CT profissional separado do CT de base e desta forma evitará a integração com o elenco profissional;
3. A construção de CT para o profissional e outro para a base gerará um grande desperdício financeiro para o Botafogo, sem falar na manutenção dos CT´s, serão necessários dois departamentos médicos, duas salas de musculação, etc.;
4. A área não é do Botafogo, pois ainda pertence à União.

O melhor projeto seria a construção de um CT para o futebol profissional e para a base em uma mesma área, onde seria possível compartilhar recursos e desta forma reduzir os gastos mensais. No Rio de Janeiro existem várias áreas próximas ao Botafogo que poderiam abrigar um CT com dimensões adequadas para o futebol da base e do profissional.

A dúvida é saber se a até o fim da gestão do Maurício Assumpção a construção de pelo menos um dos CT´s será iniciada.

O Botafogo não tem no seu time titular nenhum jogador revelado nas divisões de base nesse momento. Alguns jogadores como Renan, Milton Raphael, Rodrigo Dantas, Lucas Zen e Cidinho que considero que fizeram parte das divisões de base, ainda estão tentando a titularidade. Por outro lado, as jovens promessas como Alex, Caio, Wiliam, Jadson, Gabriel ou Jeferson que jogaram apenas o último ano nos juniores, também estão procurando um lugar ao sol.

A esperança é que em futuro próximo possamos ver revelações das divisões de base no time titular.

Notícias Relacionadas:

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Botafogo/0,,MUL1475962-9861,00-BOTAFOGO+SONHA+INVESTIR+R+MILHOES+PARA+TER+FABRICA+DE+JOGADORES.html

http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2011/noticias/0,,OI5071566-EI17140,00-CT+da+base+do+Botafogo+tem+projeto+previsto+para+um+ano.html

http://radiobotafogo.com.br/profiles/blog/show?id=5224978%3ABlogPost%3A250600&commentId=5224978%3AComment%3A251052&xg_source=activity

Comentarios

  1. Postado por claudiosonic em 04/07/2012, 10:06

    Eheh.. Franco, eu acho que foi em 2007. Me lembro dele dando canseira no meu primo que joga pelo Duque de Caxias, na equipe juvenil. Mas em todo caso, é fato que o Botafogo não é considerado o clube formador dele, assim como de Caio, Alex e até do Andrey goleiro dos juniores que já veio do Flu com contrato profissional assinado, ainda com idade de juvenil.

  2. Postado por Jose Franco em 03/07/2012, 22:53

    Claudio, se eu não estiver enganado, o William veio do Friburguense em 2009 com 17 anos e estreou no profissional em 2011. E apesar dos dois anos na base, acredito que o Friburguense seja considerado o clube formador e não o Botafogo.

    Na base sempre gostei das suas apresentações. No profissional ainda precisa de uma sequência.

  3. Postado por claudiosonic em 03/07/2012, 9:50

    Franco, a única ressalva que faço em seu texto é sobre Willian. Ele está no Botafogo desde 2007, quando veio do Friburguense para cá para integrar a equipe juvenil.

Comente

Para que o debate transcorra da maneira mais adequada possível, definimos algumas regras de conduta. A moderação dos comentários será feita por nosso redator e nos reservamos ao direito de apagar os comentários que fugirem a política abaixo descrita:

• O comentário divulgado deverá ter relação com o conteúdo vinculado ao post;

• Estarão proibidas mensagens de caráter comercial ou publicitário;

• Não poderá haver comentários ofensivos, preconceituosos, assim como qualquer outro que venha a ferir os bons costumes;

• Os comentários não poderão denegrir a imagem de uma pessoa, instituição ou empresa;

• Estarão proibidos comentários racistas e pornográficos ou de ideias ilegais;

Você tem que estar logado para comentar.