ESCUDO ATUAL « Torcedor Botafoguense

ESCUDO ATUAL

Em 1942, com a fusão e o surgimento do Botafogo de Futebol e Regatas, o escudo sofreu alterações para se tornar o que conhecemos hoje. Ele permaneceu com o formato suíço do BFC, mas ganhou, no lugar das letras, a famosa Estrela Solitária.

Outras mudanças ocorreram no fundo, que passou a ser preto, e no contorno que antes era formado por apenas uma linha negra e passou a ter dois contornos: o de dentro branco e o de fora negro.

O escudo do Botafogo não é apreciado somente por seus torcedores. Por mais de uma vez, o clube foi contemplado, mundo afora, por seu belíssimo escudo. Cabe ressaltar, pois, algumas destas premiações:

Em 1998, durante a IV Bienal Brasileira de Design Gráfico, realizada em São Paulo, os designers já haviam sentenciado o escudo do Botafogo como o que há de mais bonito no mundo. Para que se possa mensurar a importância de seu emblema, a Associação dos Designers Gráficos (ADG Brasil) realizou a mostra intitulada “50 Projetos Brasileiros”. Entre os cinqüenta projetos (logotipos, cartazes, capas de livro, revistas, discos etc.), apenas três tinham relação com o futebol brasileiro: o cartaz da Copa do Mundo de 1950; a silhueta, estilizada por Aloísio Magalhães, de Pelé dando sua famosa bicicleta; e o símbolo do Botafogo de Futebol e Regatas, de 1942.

A revista japonesa T Sports Magazine publicou na sua edição de dezembro de 2008 uma lista com os 100 escudos de futebol mais bonitos do mundo. O júri, composto por integrantes de 15 países (Brasil, Inglaterra, Itália, França, Alemanha, Argentina, EUA, Rússia, Sérvia, Chile, Irã, México, Marrocos, Espanha e Japão – com cinco integrantes no júri). Nesta competição, não houve referência à atividade profissional dos votantes, o que em nada diminui ou contesta a vitória do Botafogo, por vezes eleito o escudo mais bonito do mundo. Na eleição dos 100 mais bonitos da revista japonesa T Magazine, os dez primeiros foram, nesta ordem: Botafogo (Brasil), Liverpool (Inglaterra), Sampdoria (Itália), Olympique Marseille (França), Oulu (Finlândia), Boca Juniors (Argentina), Falkirk (Escócia), Ghuangzhou GPC (China), Air India (Índia) e Galatasaray (Turquia).

Confira aqui a lista completa

Em 2009, foi a vez do site Esporte Fino promover uma eleição para escolher os escudos mais bonitos do planeta. A enquete ganhou destaque na Rádio Globo, Rádio Bandeirantes e no L Lancenet!. Para elaborar a eleição, os autores do site fizeram uma pré-seleção e, durante este processo, contaram com o suporte do jornalista e historiador Rodolfo Rodrigues, autor do livro Escudos dos Times do Mundo Inteiro. Desta forma, chegaram à fase final 128 escudos de 45 países. Para definir os dez, a equipe do site convidou seus eleitores, a fim de buscar imparcialidade: jornalistas e especialistas em design, como Helena Jacob (jornalista, professora em design gráfico e mestra em semiótica), Maurício Noriega (SporTV), Everaldo Marques (ESPN Brasil), Mauro Beting (Rádio Bandeirantes, TV Band, Band Sports), Rodolfo Rodrigues (jornalista, historiador e autor do livro supracitado), além dos quatro jornalistas responsáveis pelo site. Por mais uma vez, o Botafogo encabeçou a lista, seguido por Celtic Glasgow (Escócia) e Juventus (SP).