MP-RJ vai proibir venda de produtos por “organizadas” em estádios « Torcedor Botafoguense

MP-RJ vai proibir venda de produtos por “organizadas” em estádios

Publicado em 31/07/2014, 16:17 por RonaldoFdeSouza

 – Atualizado em 

MP-RJ vai proibir venda de produtos por “organizadas” em estádios

Promotor adverte que comercialização de produtos não-oficiais dos clubes, dentro ou fora dos estádios, fere o Código de Defesa do Consumidor

Por SporTV.comRio de Janeiro

Mais uma vez as torcidas organizadas dos clubes de futebol estão na mira do Ministério Público do Rio de Janeiro. Porém, dessa vez, não há relação com as constantes brigas que acontecem dentro ou fora dos estádios nos dias de jogos. Agora, o alvo é a venda de produtos não-oficiais dos clubes por integrantes das torcidas dentro do Maracanã (assista ao vídeo).

No último domingo, antes e durante o clássico entre Flamengo e Botafogo, integrantes de uma torcida organizada do alvinegro foram flagrados vendendo produtos não-licenciados pelo clube, entre eles uniformes e outros objetos, no anel externo do Maracanã que dá acesso às arquibancadas do estádio. Para o promotor de Justiça Paulo Sally, a prática fere o Código de Defesa do Consumidor.

– Evidentemente é uma prática ilegal, que deve ser coibida, e as (torcidas) organizadas vão ser chamadas a aderirem novas cláusulas que serão inclusas ao TAC já existente. E uma dessas cláusulas vai ser no sentido da proibição e vedação da comercialização desses produtos nos estádios – informou Sally.

O promotor se refere ao Termo de Ajustamento de Conduta elaborado pelo próprio Ministério Público em parceria com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, assinado por 28 torcidas organizadas dos quatro grandes clubes da cidade, em 2011, onde o tema não chega a ser abordado. O consórcio que gere o Maracanã desde junho de 2013, em nota, informou que o TAC assinado prevê a venda de produtos das torcidas.

– Não há cláusula que trate a comercialização de aparato de (torcidas) organizadas dentro ou fora do estádio – adverte o promotor de justiça.

A reportagem procurou entrar em contato com a torcida do Botafogo flagrada vendendo produtos não-oficiais do clube durante o clássico, mas o telefone encontrado no site da agremiação não existe. O Ministério Público não informou quando as novas regras vão começar a valer.

Torcida organizada do Botafogo vende produtos não-licenciados no Maracanã (Foto: Reprodução SporTV)
Torcida organizada do Botafogo vende produtos não-licenciados no Maracanã (Foto: Reprodução SporTV)
Fonte: Globo Esporte

 

Comente

Para que o debate transcorra da maneira mais adequada possível, definimos algumas regras de conduta. A moderação dos comentários será feita por nosso redator e nos reservamos ao direito de apagar os comentários que fugirem a política abaixo descrita:

• O comentário divulgado deverá ter relação com o conteúdo vinculado ao post;

• Estarão proibidas mensagens de caráter comercial ou publicitário;

• Não poderá haver comentários ofensivos, preconceituosos, assim como qualquer outro que venha a ferir os bons costumes;

• Os comentários não poderão denegrir a imagem de uma pessoa, instituição ou empresa;

• Estarão proibidos comentários racistas e pornográficos ou de ideias ilegais;

Você tem que estar logado para comentar.