PLANEJAMENTO « Torcedor Botafoguense

PLANEJAMENTO

Publicado em 27/05/2012, 14:30 por Luiz Sergio Cunha

Quando o Ronaldo me enviou um e-mail, tornando a me convidar para ser colunista na nova versão do site Torcedor Botafoguense, fiquei muito honrado, mas com ampla consciência da responsabilidade, pois um colunista é um formador de opinião e como sou um típico libriano, a menor possibilidade de cometer uma injustiça me aterroriza.

Há dois assuntos que me parecem muito relevantes no momento: a dívida de 566 milhões que possuímos e que nos coloca na situação de insolvência, pois a mesma é superior ao valor do nosso patrimônio e a falha no planejamento que se arrasta desde o ano passado, sem que qualquer ação corretiva tenha sido desencadeada por parte de nossa diretoria.

Como temos um jogo no domingo e corremos o risco de também ficarmos sem o Fábio Ferreira, o meu lado emotivo de torcedor levou vantagem sobre o racional de empresário e como dizia antiga música de nosso cancioneiro popular, que num de seus versos diz: , “é com esse que vou”.

Parece pleonasmo, mas muitas vezes isso não ocorre, ou seja, começarmos pelo princípio.

Não se pode fazer um planejamento de plantel, sem sabermos qual o nosso sistema básico de jogo e as variantes possíveis ao mesmo, para enfrentarmos as circunstâncias de jogo, tanto favoráveis como adversas.

Dentro dessa ótica, cabe ao técnico e sua equipe de auxiliares, estipular as necessidades do elenco e entregar somente ao gerente a tarefa de formalizar a contratação dos nomes indicados, pois esse procedimento executado com a ausência dessa equipe ou a revelia da mesma, como ocorreu no Botafogo, é um erro crasso, o qual foi reconhecido publicamente pelo nosso gerente, a quem foi de forma errônea atribuída essa tarefa de forma exclusiva.

A nova equipe técnica já se encontra cerca de 4 meses a frente dos trabalhos no clube, mas até hoje o elenco continua incompleto e chegamos ao brasileiro com claras deficiências.
Alguns garotos da base, mesmo de forma restrita e esparsas, deram sinais de que possuem bom potencial, mas também de forma natural, que ainda lhes falta experiência e estrutura física que lhes permita agüentar o tranco e dessa forma têm que ser mais trabalhados e lançados de forma prudente.

O Oswaldo tem utilizado como esquema básico o 4231 e se o olharmos de forma atenta essa formação, com os dois meias posicionados pelos flancos, verificaremos que nada mais é que uma variante de um 433 mais defensivo, pois utiliza dois volantes e um meia, com um centro-avante e dois segundos atacantes pelos flancos e poderíamos, na verdade, o designar com um 42121, ou por setores um 433.
Sua variante e foi à única que utilizou no caso de placar adverso, é o 442, com a entrada de um atacante (Herrera) mais enfiado e junto ao centro-avante (Loco), que entra no lugar de um dos dois segundo atacantes e algumas vezes no lugar do meia de criação ou central (Andrezinho).
Dentro dessas figurações é que o planejamento do elenco deve ser estabelecido e não podemos entrar em qualquer competição, sem que tenhamos titulares e reservas para cada posição (22 jogadores), alem dos coringas, caso de volantes que possam atuar também de lateral ou zagueiro ou ainda de meia central e com a participação no grupo de garotos com potencial reconhecido.

O mesmo se aplica a um dos zagueiros reserva, que deve ter velocidade e resistência para eventualmente atuar de lateral, bem como de segundos atacantes, que saibam atuar como centro-avante, se movimentando e fazendo a função de pivô, para assistir companheiros que venham de trás.
Por incrível que possa ser, atuamos todo o campeonato carioca, sem reservas naturais para as laterais e apenas um zagueiro reserva para ambas as posições centrais da zaga.

O recurso de fazer uso dos garotos, que me parece sadio, deve ser feito dentro das preocupações naturais que por si se impõem e não de modo a os atirar as feras como deve acontecer domingo com o jovem Dória, que possui muito potencial, mas ainda é desnudo de experiência nos seus 17 anos.

O pior de tudo isso é que o campeonato brasileiro já começou e nem sinal do zagueiro que necessitamos para ser titular da nossa zaga, de um reserva de bom nível para a lateral esquerda, tão pouco de um centro-avante de boa movimentação e finalização, pois é uma posição que não pode contar apenas com o Loco e o Herrera.

Nem vou falar sobre o camisa 10 clássico, pois esse está em processo de extinção no futebol e penso que o Fellype Gabriel e o Jéferson sendo bem trabalhado, poderão atuar de forma satisfatória e não cito o Andrezinho, pois não me agrada como jogador e não possui as características de toque rápido que um sistema que faz uso de dois meias na função de ponteiros e necessitam, para fazerem uso de suas velocidades de infiltração, desse andamento rápido.

Cometemos e ainda estamos em processo errático de planejamento, uma vez que o mesmo está sendo exercido por pessoa errada, pois deve ser efetuado pela equipe das 4 linhas, cabendo ao gerente apenas a formalização das contratações dos nomes indicados pelo corpo técnico.
Estamos em situação emergencial, pois desperdiçamos muito tempo e nessa situação a margem de erro é altíssima, pois se perdemos o Brinner ou o Dória no domingo e os outros zagueiros não se recuperarem, pagaremos o mico de termos que colocar o Loco Abreu como zagueiro central esquerdo.

Abraços,

Luiz Sérgio Cunha (LSCUNHA)

Comentarios

  1. Postado por Eros Martins em 28/05/2012, 22:43

    Grd Cunha, sobre o sistema adotado pelo Oswaldo, onde ele tenta implantar, como vc bem disse, uma variação moderna do 433 o qual gosto muito, bem verdade q precisa-se de elementos, peças qualificadas e da mesma forma um elenco a Altura para q se tenha exito.
    e nesse quesito acho q estamos deficientes e muito, na defesa por exemplo carecemos de um LD e um Bom Zagueiro, ventilou-se o Chicão, Jogador q gosto, pela sua tecnica razoavel + principalmente pela sua dedicação e determinação em campo.

    Saudações

    na Proxima rodada, poderemos ter uma melhor noção do q vem pela frente

  2. Postado por Eros Martins em 28/05/2012, 22:35

    Grds Ronaldo e cunha, concordo com seu ponto de vista, apenas em relaçao ao Maicossuel q discordo.
    a Muito não vem jogando Nada, para piorar, aperfeiçou jogar com a cabeça entre a Porra das Pernas, saindo em disparada.
    quanto a esses treinamentos diferenciados, pago o Malte se é dado aos atletas.
    tambem não gosto muito do Oswaldinho, + vamos aguardar + um pouco srsrrssrrssr

  3. Postado por Eros Martins em 28/05/2012, 12:58

    Grd LSCunha, + tarde comentarei sobre o planejamento posto em debate atravez da sua excelente coluna, até pq ainda não parei de me deliciar viajando pelo site rssrsrsr.

    + quanto ao Divida, o q acho um assunto Primordial, q deveria ser livro de leitura ou seria Biblia, na cabeçeira dos nosso Dirigentes.
    essa Divida assombra até mesmo o + relapso ou desligado Torcedor quanto a Politica do Clube, Caminhamos em largos passos para o Brecho da esquina.
    a cara dura e de pau dos Nossos dirigentes, Principalmente do Exmo, q agora vem a Publico afirmar, o q n´s torcedores já Vislumbramos a uns 3 anos pela conduta dessa Administração, me ATERRORIZA MUITO + , pois isso esta me soando como + uns dos palenjamentos ondepavimentam o terreno para entregarem o Estadio.
    o mesmo já esta na mesa de negociações e isso me Faz tremer muito + q a Propria Divida Galopante e extratosferica, essa divida venusiana q essa Administração Moderna e Exemplar esta deixando de Herança .

    saudações Grd LSCunha.

  4. Postado por RonaldoFdeSouza em 28/05/2012, 12:12

    Caro Luiz Sergio,

    Sobre esses dois assuntos tentarei fazer pequenas colocações, haja vista, o primeiro, em relação à assustadora e crescente dívida que temos no clube, não sei nem bem o que dizer, pois, de acordo com as nossas previsões a dívida subiu muito, superou todas as projeções para 2014 considerando a Selic de 2011 que estava à razão de 12,17% a.a.

    Portanto, fica difícil entrar nesse assunto sem levantar outras questões que não cabem aqui e agora.

    Em relação ao futebol, o jogo de ontem para mim foi uma grata surpresa, pois, vi o time aplicado correndo e mordendo o adversário, com disposição de vencedor.

    A zaga improvisada com os garotos teve um comportamento bom, apesar de algumas falhas que acredito motivadas pela inexperiência, nervosismo e desentrosamento. Deu pro gasto.

    Ali no meio de campo temos que ter cães fila, mordedores, com disposição, sem medo de levar um drible, mas temos um burocrático, que destoa, um diplomata chamado Renato que nunca me agradou nem mesmo na época quando jogava pelo Santos onde era o que menos se destacava no quarteto formado com o Elano, Diego e Robinho. Pelo padrão de jogo que o técnico está implantando creio que, em pouco tempo, se não houver pressão empresarial, será banco. Está jogando somente com o nome e com um prestígio muito acima do que merece.

    Ainda temos a formação com o Maicossuel, o Fellype Gabriel e esse novo garoto, o Vitor Jr, parece interessante pela velocidade imprimida e pela disposição demonstrada, algo que admiro em muito no Herrera que, embora não sendo nenhum craque é aplicado taticamente e tem disposição, compõe esse quarteto de meio e ataque.

    Gostei dessa formação.

    Élkeson é dispersivo, individualista e parece bem mascarado pelo futebolzinho que tem apresentado e, o tal de Andrezinho mostrou o porquê de sempre ser banco. Nenhum dos dois, para mim, tem vez como titulares.

    Há treinamento para circunstâncias diferenciadas? Como, por exemplo, jogar com um ou dois a menos em função de possíveis expulsões? Como será o comportamento do time nesse sentido? Perderá a formação? Manterá a pegada? Qual a capacidade de cada um dos atletas em superar as adversidades que se apresentam e a si mesmo?

    Levantei essas questões em outro tópico sobre os treinos e as relações com os atletas.

    Não gosto desse treinador, mas parece que o esquema tático que quer implantar é interessante levando-se em consideração algumas (???) apresentações em que o time demonstrou que está sendo ajustado.

    Saudações,

  5. Postado por RonaldoFdeSouza em 27/05/2012, 18:14

    Bem vindo Luiz Sérgio.

    Depois entro com calma para trocar uma ideia sobre essa sua postagem.

    Pós jogo em que o time, a meu ver, tocou bem a bola, vamos em frente.

    Forte abraço, Ronaldo.

Comente

Para que o debate transcorra da maneira mais adequada possível, definimos algumas regras de conduta. A moderação dos comentários será feita por nosso redator e nos reservamos ao direito de apagar os comentários que fugirem a política abaixo descrita:

• O comentário divulgado deverá ter relação com o conteúdo vinculado ao post;

• Estarão proibidas mensagens de caráter comercial ou publicitário;

• Não poderá haver comentários ofensivos, preconceituosos, assim como qualquer outro que venha a ferir os bons costumes;

• Os comentários não poderão denegrir a imagem de uma pessoa, instituição ou empresa;

• Estarão proibidos comentários racistas e pornográficos ou de ideias ilegais;

Você tem que estar logado para comentar.