GENERAL SEVERIANO « Torcedor Botafoguense

GENERAL SEVERIANO

 

General Severiano é o antigo palacete construído em um terreno cedido pela prefeitura, para ser a sede do Botafogo, em 23 de junho de 1912. Construída como um amplo casarão em estilo eclético pintado de cor salmão, a sede foi inaugurada com um baile de gala para a alta sociedade do Rio de Janeiro. Novas obras da sede social na avenida Venceslau Brás foram iniciadas em 1928. Ficando pronto o casarão definitivamente no ano seguinte, foi inaugurado com mais um baile de gala, em 15 de dezembro de 1928.

Em 1977, quando o clube era presidido por Charles Macedo Borer, a sede foi vendida para aCompanhia Vale do Rio Doce. Com a venda da sede, o Botafogo mudou-se para o Mourisco Pasteur, onde ficou de 1977 até 1992, quando foi para o Mourisco Mar e o futebol, para Marechal Hermes. Nesses anos que esteve fora de General Severiano, o futebol e a torcida sentiu a saída da sede e lutou para retornar ao local. Foi no ano de 1992 que o Botafogo conseguiu recuperar a sede, pois ela foi tombada pelo patrimônio histórico, logo não interessava mais à Vale do Rio Doce. Então, o clube fez uma troca com a empresa, voltando para General Severiano e deixando a Vale do Rio Doce estabelecer-se no Mourisco Pasteur.

No período de 1992 a 1994, o Botafogo ficou instalado no Mourisco Mar, enquanto General Severiano passava por uma reforma para receber novamente o clube e seus funcionários. A volta definitiva para General Severiano aconteceu em maio de 1994, sob o comando do presidente Carlos Augusto Montenegro. Parte da área original perdeu-se devido à construção de um shopping center, atualmente chamado Rio Plaza, em parte do antigo terreno e no sub-solo do clube.

Hodiernamente, na sede social do clube, está concentrada a diretoria do Botafogo e toda a parte sua administrativa, além das dependências sociais como piscina, quadras de vôlei, basquete e futsal, onde existem escolinhas de iniciação ao esporte, e também uma loja oficial e o Ginásio Oscar Zelaya.

O Memorial dos Fundadores e o Túnel do Tempo deram uma nova cara à sede. Se o primeiro é um espaço que homenageia os 12 precursores da paixão alvinegra, o segundo faz ode à história gloriosa. Durante o percurso que liga a portaria ao complexo sócio-esportivo, há um rico acervo com imagens históricas dos principais ídolos alvinegros em ação. Também há narração de gols e cânticos da torcida, o que deixa o trajeto emocionante e nostálgico. A parte final do espaço é destinada exclusivamente aos Esportes Olímpicos, mostrando que “noutros esportes tua fibra está presente”.

Do alto de um mastro de 22m, um grande pavilhão alvinegro com dimensões de 4x6m tremula no jardim do casarão histórico de General Severiano. O bandeirão pode ser visto de diversos pontos da cidade, o que reforça a grandeza do clube.

Estádio

Em General Severiano, existia o antigo estádio do clube, o Estádio de General Severiano, que tinha este nome por ter acesso pela rua homônima. O campo foi inaugurado na primeira partida do Carioca de 1913, num jogo contra o Flamengo vencido pelo Botafogo por 1 a 0 no dia 13 de maio daquele ano. Em 1937, iniciaram-se a implantação de arquibancadas de concreto no estádio, obra concluida em 1938 e inaugurada em 28 de agosto do mesmo ano. Na cerimônia realizada antes do primeiro jogo, um mapa do Brasil foi desenhado no centro do gramado com terra originada de cada estado do país. O jogo foi contra o Fluminense e Botafogo venceu por 3 a 2. Contudo, o estádio foi demolido quando o clube perdeu a posse do terreno na década de 1970 e nunca mais foi reconstruído.

CT João Saldanha

Apesar de o campo de futebol da sede de General Severiano não abrigar mais um estádio, em 2004, ano do centenário de seu futebol, foi inaugurado o centro de treinamentos da equipe profissional. No Centro de Treinamento João Saldanha, os atletas do clube dispõem de estrutura necessária para realizar os treinamentos, como sala e piscina para fisioterapia, sala de musculação, departamentos médico e fisiologia, suítes para os jogadores e comissão técnica concentrarem-se antes dos jogos e o novo campo, que passou a ser destinado para treinamentos apenas. O local conta com uma modesta arquibancada, que é capaz de suportar cerca de quinhentos espectadores. Apesar de contar com uma área relativamente pequena, o CT do Botafogo é um dos 10 melhores centros de treinamentos do Brasil e o melhor e mais bem estruturado entre os 4 grandes clubes do Rio de Janeiro, avaliado em um estudo da Universidade de São Carlos e apresentado pelo canal SporTV.

Restaurante Fogão Gastronômico

Uma das mais novas atrações da sede é o restaurante Fogão Gastronômico, com cardápio temático e decoração totalmente alvinegra com fotos de alguns de seus principais ídolos. O restaurante funciona todo dia no sistema de self service e é aberto ao público.

 Sala de Troféus

Outra atração da sede é a Sala de Troféus do clube. Expostas para admiração dos torcedores, taças de todos os esportes mostram o espírito vencedor do clube. Estão disponíveis para visualização, também, fotos e documentos antigos do clube, uma seção especial em homenagem ao Nilton Santos (com fotos, prêmios, camisas antigas e outras relíquias do grande mestre) entre outras memórias que emocionam qualquer alvinegro de coração.

 Loja Oficial

A nova Loja Oficial é outra grande atração de General Severiano. Robusta, com 200 metros quadrados de área e em posição privilegiada, a loja oferece todo o conforto para o seu torcedor, que têm à disposição uma extensa linha de produtos oficiais licenciados. Há também um charmoso espaço reservado para exposições temporárias, decorado fotos e grandes ídolos que escreveram seus nomes na história do clube.

Endereço:
Av. Venceslau Brás, n72, Botafogo – Rio de Janeiro.
Telefone:
2546 – 1950
Horário de Funcionamento:
Casarão e Sala de Troféus: Segunda a Sexta das 9hs às 17hs
Loja Oficial do Botafogo: Segunda a Sexta das 8hs às 20hs; Sábado 9hs às 18hs; Domingo e Feriado: 10hs às 16hs.
Complexo Sócio Esportivo: Terça a Sábado das 8hs às 22hs; Domingo das 8hs às 19hs. Segunda-feira o clube não funciona.

+ FOTOS DE GENERAL SEVERIANO