TULIO MARAVILHA « Torcedor Botafoguense

TULIO MARAVILHA

Túlio Humberto Pereira Costa (Goiânia, 2 de junho de 1969), mais conhecido como Túlio Maravilha, é um futebolista brasileiro. Conhecido pelos seus inúmeros gols, artilharias, recordes, entre outros fatos marcantes em sua carreira. Joga futebol desde 1987.

O fato mais relevante em sua carreira é a passagem pelo Botafogo: duas vezes artilheiro doBrasileirão, do Carioca além da conquista do primeiro em 1995. A sua identificação com o clube é a mais próxima entre torcida e jogador. Talvez pelas suas artilharias consecutivas acima citadas, ou a conquista do Brasileirão de 1995, título até hoje inédito para o clube, atualmente, Túlio é o maior artilheiro do mundo em atividade no futebol.

Depois de ter saído do Sion, voltou para o Brasil para atuar no Botafogo, em 1994. Logo em sua estreia, marcou 3 gols contra o América. E assim, foi apelidado pela torcida como Túlio Maravilha. Novamente foi artilheiro do Brasileirão, dessa vez por duas vezes consecutivas: 1994e 1995. Ele conquistou o Brasileirão de 1995, com uma final contra o Santos – com dois jogos – bastante polêmica. No primeiro jogo, vitória do Botafogo por 2 a 1. No segundo jogo, um empate em 1 a 1. A maior controvérsia foi o segundo jogo, no qual Túlio fez um gol em impedimento, após cruzamento de Sérgio Manoel. Mas a imprensa, principalmente a paulista, esquece que oBotafogo teve um gol mal anulado no primeiro jogo: Sérgio Manoel partia para a grande área, quando sofreu falta após dar um passe para Túlio. E este estava em perfeitas condições de fazer o gol. Mas o juiz, Sidrack Marinho não deu a lei da vantagem e marcou falta. O Botafogopoderia ter saído com 3 a 1 no placar no primeiro jogo.

O Santos também teve um gol irregular: no segundo jogo, Capixaba deu um carrinho e passou a bola com a mão para Marcelo Passos concluir a jogada e fazer o gol.

Mais tarde, em 1996, conquistou mais 5 títulos: Troféu Teresa Herrera, Taça Cidade Maravilhosa, III Torneio Presidente da Rússia, Copa Rio-Brasília e Copa Nippon Ham.